Leblon 21 3085 8500 | 21 99220 5988
-
Icaraí 21 2705 6646 | 21 97535 4526

Perfil

Márcio Schiefer MD, PhD

Graduou-se em 2002, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com honras acadêmicas cum laude, devido ao distinto aproveitamento durante o curso.

Em 2003, ingressou na residência médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ, após ter sido aprovado em primeiro lugar no concurso.

Em 2006, após a conclusão da residência médica, ingressou, mediante concurso, no curso de especialização em Afecções do Ombro e Cotovelo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no Pavilhão Fernandinho Simonsen, com duração de um ano,em período integral. Ao final deste período, tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE).

Entre 2007 e 2010, trabalhou no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ, como médico voluntário do Serviço de Ortopedia e Traumatologia. Durante esse período, dedicou-se aos atendimentos ambulatoriais e cirurgias de ombro e cotovelo. Além disso, desenvolvia atividades científicas e didáticas junto aos alunos da Faculdade de Medicina e residentes, sempre contando com o apoio do Serviço e do Departamento de Ortopedia.

Em 2009 e 2015, foi aceito como Fellow da Universidade de Zurich (Universitätsklinik Balgrist), onde participou ativamente de muitas cirurgias de ombro e cotovelo, junto com o Professor Christian Gerber e sua equipe. Realizou, ainda, estágios em outros serviços de excelência na França e nos EUA.

Desde 2006, é médico ortopedista do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia, onde já realizou diversas funções. Atualmente, atua como médico do Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, onde realiza diversas cirurgias e desenvolve atividades científicas.

Em 2010, ingressou no Mestrado pela Faculdade de Medicina da UFRJ. Durante os 4 anos em que desenvolveu o estudo que resultou na dissertação, manteve-se sempre em contato com o ensino na instituição, onde orientou residentes e alunos de graduação em aulas e projetos científicos. Em fevereiro de 2014, defendeu sua dissertação de Mestrado, cujo título é PREVALÊNCIA DE HIPOTIREOIDISMO EM PACIENTES COM CAPSULITE ADESIVA DO OMBRO.

Em 2018, concluiu o Doutorado também na Faculdade de Medicina da UFRJ após defesa de tese sobre aspectos radiológicos da lesão do manguito rotador, cujo título é AVALIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA INTRA E INTEROBSERVADOR DA CLASSIFICAÇÃO DE GOUTALLIER APLICADA A EXAMES DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO OMBRO.

Também em 2018, foi aprovado em concurso para Professor Adjunto do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da UFRJ.

 

 

Títulos

  • Professor Adjunto de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFRJ
  • Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da UFRJ
  • Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ
  • Médico do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia (INTO) do Ministério da Saúde
  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC)
  • Membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE)
  • Membro da American Academy of Orthopaedic Surgeons | AAOS
  • Membro da Comissão de Educação Continuada da SBOT